O timbre único da sua concertina, e os ritmos e sonoridades próprias das suas músicas, fazem de Mike da Gaita um dos intérpretes mais consensuais e populares do panorama musical português.
Nascido em França em 1986, oriundo de uma família portuguesa emigrante naquele país, naturais de Arcos de Valdevez, desde cedo que Mike começou a bebeu as suas raízes musicais na musicalidade tradicional portuguesa e em especial no Folclore minhoto.
Tendo começado a tocar concertina com apenas cinco anos, com seis entra para um Rancho Folclórico, começa a aprender música e a descobrir os temas populares do Portugal longínquo, as desgarradas e as cantigas; claro está, sempre acompanhado pelos sons produzidos pela sua concertina, por muitos considerado como um “instrumento diabólico”. A naturalidade, vitalidade e mestria com que Mike da Gaita dedilha este instrumento fazem-no emergir com um novo valor da nova geração de tocadores tendo, com apenas 23 anos, gravado o seu primeiro CD de música tradicional. Foi com este trabalho que começou a ser solicitado para animar festas, bailes e serões na sua França natal.
No ano de 2010 grava um segundo CD tendo-se apresentado ao público em geral com o single “C’est ça que c’est bon”. Graças ao vertiginoso sucesso desta música, o Mundo abriu-lhe as portas e começa a fazer concertos junto das Comunidades Portuguesas emigrantes na Alemanha, Bélgica, Canadá, Estados Unidos da América, Luxemburgo e Suíça. Nesta altura, o seu sucesso em Portugal e em França já é por demais evidente e a Editora Espacial, apostando no seu valor, reedita o seu CD chamando-lhe “Um bocadinho de mim”. É com este trabalho que ganha em 2011 o seu primeiro Disco de Ouro por vendas superiores a 10.000 CD’s, façanha que repetiu em 2012 e 2013.
Estes prémios trazem a Mike da Gaita uma ainda maior visibilidade e notoriedade começando a ser solicitado para programas de televisão e de rádio, tanto em Portugal como além-fronteiras. Das canções mais populares, como “Estou a kiffar”, “Vamos pr’ó chantier”, “Wesh wesh” e “Goza goza”, às sequências hilariantes e provocatórias dos cantares ao desafio, é com este repertório que Mike da Gaita se apresenta e presentei-a o seu público pelos quatro cantos do mundo.
Com várias músicas a atingirem mais de meio milhão de visualizações nas plataformas electrónicas e redes sociais, e contando com vários duetos com artistas consagrados como Jorge Ferreira, Augusto Canário, Cláudia Martins, Saul, Victor Rodrigues, Tiago Maroto, Nádia Bastos, Maria Celeste, Naty, Cristiana, R-Nestinho e Sylvie, entre outros, a paixão que desde os tempos de infância acompanham Mike da Gaita e levaram a que um simples brinquedo se tornasse na sua imagem identitária, levaram a que um instrumento musical – a concertina – o definisse como músico profissional.
Mike da Gaita, com a naturalidade de um expert e a vitalidade e alegria da sua juventude, tem reunido os ingredientes essenciais para tornar qualquer tema por si interpretado num sucesso. Com a finalidade de divertir todos aqueles que o rodeiam e fazer a festa, Mike é um verdadeiro entertainer musical, genuíno, natural e pleno de jovialidade e alegria tão característicos da sua imagem e da sua música.
Em 2014, nasce a sua filha, para quem escreveu uma canção com o tema de seu nome ” Shana ” que é de imediato aceite pelo publico e que conta atualmente perto de 1,5 milhões de visualizações no canal Youtube
Em 2015, decidiu regressar a Portugal por um ano, mas acabou por ficar definitivamente.
2018, mais um sonho que se torna realidade com a nascença do seu filho Jay.
Mais Informações
Discografia
Álbuns
- 2019 – No Limit
- 2017- Meu Mundo
- 2015 – O Rey da Alegria
- 2014 – Visita o Minho
- 2013- Seguindo meu caminho – El rey da concertina
- 2012 – Estou a Kiffar
- 2011 – Um bocadinho de mim
Nós tratamos de tudo!
+351 936385450
(Chamada para a rede móvel nacional)
Paulo Pereira