A Orquestra Panorama nasceu a 25 de Dezembro de 1988, actuando em Rosal. O seu nome vem de um programa da TVG que existia nessa altura. Na sua primeira actuação, pintaram o logotipo da orquestra no pano que estava a secar durante o concerto.
Esta banda foi fundada por Ángel Martínez Pérez (Lito), que, sem saber nada sobre música, conhecia as chaves do sucesso neste sector [Cómpre referencia] Nesa época comezou con oito integrantes masculinos (el nunca formou parte dos compoñentes do grupo), cunha furgoneta Mercedes 406 e cun equipo de son de 500 watios.
Lito Martínez é o representante deste grupo e de 84 orquestras mais de 200 que existem na Galiza, entre as quais o Olympus, París de Noia, ou Combo Diminicano. [Referência de compra].
Em 2017 a orquestra estava à beira do desaparecimento. O proprietário anterior estava a vender o equipamento. Carlos Somoza Fouces, um empresário de Monforte de Lemos e três outros parceiros formaram Panoevens para representar o Panorama.
A orquestra é composta por 10 músicos, 3 cantores masculinos, 2 cantoras, 2 acrobatas, 3 bailarinos.
Palco móvel de 30x12x12 metros, 90.000w de som, mais de 350 metros quadrados de tela led, mais de 200 robôs em movimento, todo o tipo de efeitos como confetis, máquinas de fogo, etc.
Paulo Pereira